terça-feira, 15 de maio de 2012

Seis regras básicas do Paintball



Nesse vídeo eu decidi falar sobre algumas regras básicas do jogo de paintball, regras estas que se forem seguidas pelos jogadores, irá melhorar em muito o nível, a qualidade e acima de tudo a diversão dos jogadores.

Eu enumerei as 6 regras que eu particularmente sigo quando jogador e fui orientado a cobrar quando árbitro de campeonatos de paintball, referente a postura dos jogadores.

Primeira regra:
Respeitar as normas de segurança. O paintball como todo esporte possui seus momentos de risco, riscos estes que são quase nulos se o jogador respeitar as normas de segurança, como usar equipamento de proteção, nunca remover a máscara durante uma partida, usar barel sox nas dependências do campo, não apontar ou atirar com o marcador em direção a pessoas desprotegidas, que não estejam no jogo ou que estejam no jogo, porém em momento de intervalo entre as partidas e etc.

Segunda regra:
Fairplay. É o simples ato do jogador jogar limpo, acusar quando tomar um tiro e se retirar da partida, respeitar o adversário, evitar overshot ou “bônus Ball” ou seja, evitar dar tiros acima do necessário para eliminar o oponente, minimizando assim a possibilidade de se haver algum mal entendido durante a partida.

Terceira regra:
Bolinha estourada. Estourou bolinha no jogador, ele está fora. Estourou bolinha no marcador, o jogador também está fora.

Quarta regra:
Paint check. Quando houver dúvidas se a bolinha estourou ou não durante uma partida, o jogador pode pedir o paint check, que consiste no ato do fiscal ou árbitro da prova verificar se o oponente foi acertado, ou se o próprio jogador foi acertado em algum local de difícil constatação, como nas costas ou no colete por exemplo. Pode ser feito por outro jogador, basta perguntar se acertou ou não. Vai depender do FAIRPLAY de cada um. Em competições oficiais só é valido o paintcheck por árbitros e fiscais de prova.

Quinta regra:
Bola que não estourou. Vai depender do acordado durante as partidas. Tem bolinhas que não estouram fácil ou que batem em local que amortecem o impacto. Nesses casos se foi acordado que o jogador saia da partida, o mesmo terá que obedecer isso. Caso não seja acordado nada, a regra é que bolinha não estourada o jogador continua na partida. Se o jogador acusar que foi atingido e a bolinha não estourou, ele está fora. Paint check existe pra tirar essa dúvida..rs

Sexta regra:
Splash. Consiste no respingo de tinta que atinge o jogador durante uma trocação de tiro, ou até mesmo por esbarrar em alguma bolinha estourada. Na hora da verificação será levado em consideração se a bola pegou em cheio, a quantidade de tinta no local indicado, se há casca de bolinha junto com a tinta. Estes são fatores para diferenciar o splash de um tiro certeiro. 

Por Luiz Vicunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário