Fala galera, estou publicando hoje um video do amigo Júnior, do canal PB BRASIL, entrei em contatto e ele me autorizou a usar alguns vídeos para ajudar a frisar o que é o paintball, as normas de segurança e acima de tudo a frisar que o paintball é um ESPORTE saudável.
Eu achei esse vídeo muito bem elaborado, bastante explicativo principalmente pra galera iniciante que está sempre cheia de dúvidas quanto ao marcador de paintball que deve comprar, ou a que momento começar a investir no esporte e etc.
Fiquem ligados nas dicas que o Júnior vai dar, pois ele é referência no esporte, uma pessoa bastante humilde e que luta pela legalização do esporte, assim como a equipe do REVIEW PAINTBALL RJ.
Não estou aqui para divulgar convicções políticas nem para enfatizar a importância do voto consciente, estou trazendo a tona um assunto de suma importância para todos os praticantes de TIRO do Brasil, e para os cidadãos comuns que defendem o direito de possuir uma ARMA em casa. O Deputado Federal Guilherme Mussi demonstra alguns fatos contra o ESTATUTO DO DESARMAMENTO, estatuto este que pretende desarmar cidadãos de bem, que possuem uma arma legítima e registrada em seu nome, estando vinculados e responsabilizados civil e criminalmente pelo uso ilegal da mesma. Não entrarei em detalhes sobre a questão do desarmamento pois esse não é o foco de nosso blog, estou trazendo para vocês um assunto ainda mais TENEBROSO.
Infelizmente não só o paintball mas outras atividades esportivas estão sendo prejudicadas por legisladores e Deputados leigos, como o Sr. Romário, ex jogador de futebol, que ao invés de se preocupar com questões basilares e de suma importância para sociedade, como educação e saúde, procuram desvincular suas atribuições, e para mostrar trabalho para população, votam a favor de uma lei que visa dificultar ainda mais o acesso a informação e o direito do cidadão de praticar e exercer determinados esportes.
Recentemente foi aprovada a lei nº1448/11 a qual proíbe que o menor de idade possa frequentar e praticar stands de tiro, trazendo um retrocesso ao Esporte Olímpico no Brasil. Quando dizemos menores de idade, engloba-se toda idade inferior a 18 anos de idade. Eu comecei no tiro, modalidade carabina de pressão aos 18 anos e aos 20 eu fui atleta federado no clube do Fluminense nas Laranjeiras no Rio de Janeiro, tive todo o apoio dos meus pais, porém só descobri essa modalidade de esporte aos 17 anos, quando comecei a me interessar e procurar informações sobre o Esporte.
Se fosse nos dias de hoje, um atleta promissor que começaria a treinar tiro olímpico aos 15, 16 anos de idade teria um défice de 10 anos de treinamento devido a uma lei estúpida aprovada.
Menino de 13 anos treinando com carabina olímpica nos EUA
Ademais, o acesso a armas de fogo de forma ilícita é muito mais frequente do que um menor que tenha interesse em aprender um Esporte que possui toda uma equipe e assistência por trás, um Esporte que apesar de se utilizar arma de fogo, o Atleta possui todo um preparo psicológico, físico, além de noções de conduta e, acima de tudo, RESPONSABILIDADE.
Cena do filme Cidade de Deus, que retrata a vida em uma
comunidade carente
Agora eu te pergunto, o que os Srs Deputados estão fazendo para dificultar o acesso de menores de rua às armas ILEGAIS que os BANDIDOS utilizam? O que os Drs Deputados estão fazendo para acabar com a criminalidade no Brasil? Porquê os senhores deputados andam com 10 seguranças armados do lado e nós, cidadãos de bem, temos que ficar a mercê da piedade dos bandidos?
Esse vídeo é o primeiro de uma série de vídeos que vou fazer e postar para os leitores do blog e jogadores que pretendem saber mais sobre equipamentos de proteção. Nesse vídeo eu comecei falando sobre as máscaras de paintball por ser o item mais importante dos equipamentos de proteção, uma vez que a proteção do rosto é fundamental nesse esporte.
Acidentes podem acontecer em qualquer esporte, por isso todo cuidado é pouco e o USO DE MÁSCARAS durante os jogos de paintball É OBRIGATÓRIO, pois a mesma serve para proteger os olhos, o nariz, a boca e o ouvido do jogador, regiões estas que desprotegidas, podem ocasionar lesões sérias ao jogador, como cegueira, surdez, fraturas e hematomas.
Portanto para que se possa praticar o esporte com segurança é necessário que se utilize SEMPRE os equipamentos de proteção, e que a fiscalização e reciclagem dos jogadores sejam constantes para que essas medidas de proteção básicas sejam sempre cumpridas e não caiam no esquecimento dos jogadores mais antigos.
Independente da modalidade com a qual se joga Paintball (cenário, real action ou speed), alguns equipamentos são comuns às modalidades em si. Podemos classificar os mesmos de várias formas, porém optamos por classificar em três categorias: itens obrigatórios, itens úteis e itens adicionais.
Partindo do raciocínio de que o blog não é voltado para que se entre em time algum, apenas para apoiar a prática do esporte, então alguns itens abaixo descrito vão contra à opinião de alguns jogadores, obviamente. Porém, nosso papel não é incentivar a criação de times de paintball, mas sim incentivar à legalização completa e divulgação do esporte aqui no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.
Itens obrigatórios
Os itens obrigatórios são itens que não se pode deixar de utilizar, como a máscara (principal item de proteção), o marcador, o barel sox ou plug e o cilindro, por exemplo. Sem esses tipos de itens, o jogo não acontece. Alguns desses são de proteção do jogador, para que o mesmo não se machuque com as bolinhas de paintball (munição).
Itens úteis
Os itens úteis são aqueles que realizam funções primordiais em campo. Sempre é bom utilizar, porém parte dos jogadores não os utiliza. Nessa categoria se encaixam coturnos, luvas, capacetes, bandanas, sandanas, fardamento/uniforme, entre outros.
Itens adicionais
Itens adicionais são itens que são dispensáveis, porém realizam funções que ajudam - e muito - ao jogador em campo. São eles joelheiras, cotoveleiras, rádios comunicadores, coquilhas, relógio, etc.
Abordaremos, eu e Luiz Vicunha, os itens por categoria, dando ênfase em cada separadamente.
Nesse vídeo eu estou mostrando
rapidamente como fazer para transportar seu marcador e seus equipamentos de
PAINTBALL de forma CORRETA. Lembrem-se sempre de carregar o marcador DESMONTADO,
dentro de uma bolsa. Se for de carro para o campo, leve a bolsa dentro do porta
malas do carro. Nunca transporte o marcador MONTADO dentro do carro e, caso não
tenha opção, e tiver que transportar o marcador dentro do carro, transporte-o
desmontado e dentro de uma bolsa. Esse procedimento é o indicado para
descaracterizar o marcador e diferenciá-lo de uma arma de fogo.
Vale frisar que os
equipamentos apresentados nesse vídeo NÃO SÃO ARMAS DE FOGOe sim marcadores de
paintball, cujo uso é restrito apenas para a prática esportiva.
Quando se trata de matérias sobre o PAINTBALL em programas de TV eu sempre espero o pior, devido a algumas reportagens que foram ao ar mal dirigidas e cheias de informações erradas a respeito de nosso esporte, porém o programa de tv ZINE CULT me deixou cheio de orgulho e esperanças por nosso esporte e demonstrou que não é dificil fazer uma reportagem com foco correto e sem sensacionalismo e informações erradas.
Parabéns à direção do programa programa, parabéns ao dono do campo, sr. Luciano Pereira que explicou de forma EXEMPLAR o que é o nosso esporte, os benefícios do esporte, a luta que temos atualmente para regulamentar o esporte e as regras básicas de segurança. Vale a pena conferir essa reportagem.
Mais informações:
O ZineCult é um programa de entretenimento, que de forma dinâmica,
aborda temas diretamente ligados ao cotidiano de seus telespectadores
como moda, beleza, saúde, bem-estar, comportamento, qualidade de vida,
gastronomia, cultura, lazer, viagens, esportes e utilidade pública. Apresentação: Gabriela Cauzzo Reportagem: Anderson Zanchin
Programa semanal, exibido aos sábados (47 UHF, 12 NET), das 10:00 às 10:30 horas.
Uma dica do nosso grande amigo e parceiro do blog Rodrigo Deus.
Nesse vídeo eu fui visitar minhas raízes paintbolisticas e
fui ao Spyder paintball, campo do Marquinhos, grande amigo e pessoa admirável
no esporte. Fui conferir o campo de speed, que estreou recentemente. Como podem
ver no vídeo, o campo é enorme e de muito bom gosto. Aproveitei e joguei minha
primeira partida de Speed, a qual tomei uma sova de bolinhas voadoras antes de
conseguir chegar no primeiro bunker. É uma modalidade de paintball bem dinâmica
e bacana, como o próprio nome “speed” significa velocidade, dá para ter uma
idéia de como o jogo se desenvolve.
O campo Spyder Paintball possui também um campo destinado
aos jogadores de Cenário e de Real Action, que serão mostrados em um próximo
vídeo.
O campo posssui área com estacionamento, vestiário masculino e feminino, cantina e churrasqueira, estando o espaço disponivel para levar a família para conferir os jogos e participar de uma confraternização com churrasco entre os amigos. É só marcar, jogar e se divertir.
Parabéns Marquinhos pelo excelente campo, que a cada visita nossa, somos surpreendidos com melhorias constantes, por sua competência no esporte
e acima de tudo pela amizade que você cativa comigo, e com todos os jogadores de
paintball do Rio e demais Estados.
Fala meus amigos, dia 03/06/2012
irá rolar o CATADÃO de cenário no campo The Brothers em Maria da Graça – Rio de
Janeiro/RJ. Fiquem ligados pois este catadão é dividido em dois tempos. O
primeiro com games táticos, com limite de 50 bolinhas no marcador e tubes com
50 bolinhas apenas. E o segundo tempo do jogo, o chamado “Descontrole Total”
onde o uso ilimitado de bolinhas é liberado, fazendo as PAINTBALLS voarem para
tudo quanto é lado.
O jogo tático é o que eu
particularmente mais gosto. Acontecem missões como desarme de bomba, resgate de
maleta, manter perímetro, invasão de CQB e muito mais. Vale apena conferir,
vale apena participar pois a diversão é garantida.
Jogadores de SPEED são muito bém vindos também, esse catadão promete muita tinta e diversão!
Valor: R$30,00 por 4 horas de jogo.
Jogador com equipamento ou sem, paga o mesmo preço. Quem
tiver bolinha é só levar. Quem não tiver a recarga é feita por fora.
Final do jogo com prato de aperitivo para descontrair e
rolar aquela confraternização dos amigos.
OBS: Não esqueçam do BARELL SOX/PLUG!
CAMPO
de PAINTBALL THE BROTHERS
Miguel
Angelo 276 - Maria da Graça RJ Rio de Janeiro
Fala meus amigos, dia 27/05/2012
irá acontecer o 2º Torneio de Paintball Beneficente ao INCA, torneio este na
modalidade SPEED de paintball, que contará com a presença de grandes times do
Rio de Janeiro nesse eletrizante game. Segue mais informações abaixo. Fiquem
ligados, quem não puder participar mas quiser ir para conhecer o esporte, será
muito bem vindo.
MODALIDADE: 5 man
DATA: 27 / 05 / 2012 - DOMINGO
INÍCIO: 8 horas
REGRAS e ARBITRAGEM: será anunciado juntamente com a
tabela de jogos na terça-feira dia 22/04/2012 !!!
LOCAL: 12º Batalhão da Polícia Militar RJ ( Niterói )
INSCRIÇÃO:
Doação de 02 (duas) cestas básicas conforme padrão
descrito no site no INCA (segue link abaixo);
ou R$ 150,00 de doação em dinheiro para o INCA (link
abaixo).
links para doação/inscrição:
Doação de Cesta básica (02 - duas)
http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2624
Doação em Dinheiro (R$ 150,00)
http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=259
DATA LIMITE PARA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: 20/05/12
(deverá ser enviado via e-mail o comprovante de doação,
juntamente com os nomes dos jogadores ~ 05 titulares + 02
STAFFs para ajudar na arbitragem )
TABELA de JOGOS: Será postada na terça-feira, dia
22/05/12 após a confirmação das inscrições.
PREMIAÇÃO: a definir
AR COMPRIMIDO: aguardando confirmação
( ou será vendido a preço de custo, ou será doado )
Nesse vídeo estive presente no campo The Brothers situado no
bairro de Maria da Graça (Rua Miguel Angelo 276) para fazer um review de um
catadão temático, de iniciativa do meu grande amigo de tinta Alexandre Nunes
(PLAYER). A temática do catadão é realizar um jogo em um ambiente escuro,
apenas com a presença de luz negra e iluminação temática, como ambientes com iluminação na cor
verde, na cor vermelha, na cor azul e etc.
O campo possui área de lazer com cama elástica para crianças, palco para festas, cantina equipada com cozinha e churrasqueira, vestiário masculino e feminino, área de espera com ar condicionado e tv, com janelas que dão para todas as partes do campo, para quem quizer assistir o jogo de "camarote".
Devido o campo estar preparado para realização desse jogo
temático, as imagens do jogo ficaram muito escuras, não estando aptas a entrar no review, embora presencialmente o
local estivesse agradável para se jogar. A pouca luminosidade causa uma certa
estranheza como primeira impressão, mas só aumentou a adrenalina durante as
partidas e particularmente não atrapalhou em nada o desenvolvimento das mesmas.
Foi se utilizado para demarcar os jogadores e para separar os times "light sticks" , uns bastões fluorecentes como podemos ver nessa foto, nas cores azul e nas cores verdes. Perdoem a foto ter saído extremamente sem foco pois não conseguimos programar a câmera para um ambiente com aquele tipo de iluminação.
Tivemos o imprevisto da chuva que caiu durante o jogo. Embora
o campo fosse 80% coberto, por motivos de segurança foi reduzida a área de
combate para os jogadores não sofrerem nenhum tipo de acidente.
Nas primeiras partidas o meu marcador apresentou problemas e
infelizmente eu tive que encerrar a minha presença no combate, ficando apenas
na torcida e a cada minuto que se passava, com vontade de voltar pro campo e jogar, nem que
fosse atirando as paintballs com as mãos.
Vale frisar que os
equipamentos apresentados nesse vídeo NÃO SÃO ARMAS DE FOGOe sim marcadores de
paintball, cujo uso é restrito apenas para a prática esportiva.
Venho parabenizar ao dono do campo o nosso grande amigo
Irlando pela hospitalidade por nos deixar filmar nas dependências do campo,
filmar os preparativos para o jogo e aproveitar o máximo que o campo tem a
oferecer, ao organizador do CATADÃO o PLAYER que trouxe essa idéia para
contribuir com nosso esporte, aos jogadores que compareceram ao campo mesmo com
o tempo ruim e com a ameaça de chuva torrencial que estava apontando nas
previsões do tempo, o que demonstrou que não existe tempo ruim para o esporte e
a minha namorada Roberta Dutra, que me deu todo o suporte de filmagem e
fotografias do evento.
Por Luiz Vicunha
CAMPO
de PAINTBALL THE BROTHERS
Miguel
Angelo 276 - Maria da Graça RJ Rio de Janeiro
Hoje é a
estréia oficial desse CANAL de comunicação, o tão esperado BLOG do REVIEW PAINTBALL RJ. Então espero que vocês tenham
gostado da iniciativa, pois é um canal NOSSO, de todos os jogadores e amantes
do esporte. Vamos divulgar, vamos fazer barulho para que o paintball
seja aceito e reconhecido COMO ESPORTE pelas entidades esportivas. Vamos sair
da ilegalidade, vamos mostrar que o nosso esporte é muito mais do que marcar os
outros com tinta, e sim um ambiente saudável e acima de tudo de união e
amizades.
JOGADOR DE PAINTBALL NÃO É BANDIDO.
MARCADOR NÃO É ARMA DE FOGO. AS ARMAS MATAM AS PESSOAS, OS MARCADORES APENAS MARCAM OS JOGADORES COM TINTA.
JUNTOS PELO DIREITO DE PRATICAR ESPORTE COMO NOSSA CRFB/88 NOS ASSEGURA.
Então amigos o nosso BLOG começou com
tudo e como o intuito desse canal de informações é divulgar o esporte em TODAS
as modalidades! Estou repassando e divulgando informação do meu amigo de tinta
Samyr Novelli que está concorrendo com a arte dessa foto no concurso da DYE.
A arte "Punk Skull Attack"
foi selecionada e está entre as 10 de cada região (Américas, Europa e Ásia). Então vamos dar uma força
votando na arte do cara! E demonstrar que o Brasil tem tudo para crescer cada
vez mais no esporte.
Nesse vídeo eu decidi
falar sobre a repercussão negativa que o paintball está sofrendo devido a
conduta de pessoas despreparadas para a prática do esporte. A propagação do
esporte de forma errada só tende a atrapalhar cada vez mais a legalização e o
reconhecimento do esporte.
Você que é dono de
campo, NÃO DEIXE NINGUÉM utilizar de seus equipamentos e suas dependências com
a finalidade de propagar de forma errada o esporte, como sabemos de vídeos com
tentativas de quebra de Record, apostas e etc.
Você jogador que está
presenciando algo desse tipo, avise a pessoa responsável o que está acontecendo
para que esta tome as providências cabíveis.
VAMOS RESPEITAR AS
NORMAS DE SEGURANÇA DO ESPORTE.
Existem
inúmeros vídeos falando e explicando com detalhes as propriedades do propelente
HPA, portanto nesse REVIEW o foco foi a questão do armazenamento e cuidados com
o cilindro de HPA. Foi demonstrado, também o que pode acontecer em caso de
vazamento de gás no cilindro.
O HPA é
sem sombra de dúvidas um gás superior ao CO2, mantendo a consistência nos
disparos, a cronagem do marcador e acima de tudo alcance e precisão inigualável.
É um propelente que não danifica o marcador, não danifica os o-rings e faz com
que a manutenção do marcador se dê com menos freqüência. Porém nem tudo são
flores. O HPA exige cuidados especiais em sua manipulação e em seu uso. Tais
cuidados restringem no fato de que o marcador não poderá ser lubrificado com
NENHUM tipo de óleo. Ou seja, nada de óleo nos orings, e nas partes que estão
em contato com o HPA, como o remote , o cilindro, a asa do remote e o fill nipple.
Para
fazer a lubrificação do marcador é necessário a utilização de graxa branca,
específica para esta finalidade. O contato do HPA com o óleo causa combustão e
pode, além de danificar o marcador, fazer com que o cilindro de HPA venha
explodir. Portanto todo cuidado é pouco. Esta é a única ressalva para a
utilização do HPA. Vamos praticar um esporte seguro e sem problemas, vamos divulgar
e espalhar essa informação para os jogadores.
Existem inúmeros vídeos falando e explicando com detalhes as
propriedades do propelente CO2, portanto nesse REVIEW o foco foi a questão do armazenamento
e cuidados com o cilindro de CO2. Foi demonstrado, também o que pode acontecer
em caso de vazamento de gás no cilindro.
Nunca deixe o cilindro de CO2 exposto ao sol ou em ambiente
com temperaturas elevadas. O CO2 é um componente químico de baixa temperatura
então em caso de vazamento tome cuidado com as queimaduras por congelamento.
O CO2 é um gás indicado apenas para marcadores pneumáticos.
Marcadores eletrônicos como as BT TM7, TM15 e os de Speed não aceitam o CO2,
pois o mesmo pode danificar os circuitos eletrônicos internos dos marcadores.
Marcadores como os da Tippmann bravo one com E-GRIP já
aceitam tanto o CO2 quanto o HPA uma vez que são considerados eletro-pneumáticos,
pois o funcionamento se dá através de sistema pneumático com o upgrade E-GRIP
que é uma placa com circuito eletrônico que desencadeia a função de programar a
rajada do marcador, estando o circuito isolado da passagem de ar.
O CO2 é um propelente que faz com que se exija uma
manutenção periódica dos marcadores, pois o mesmo tende a danificar os O-Rings
ressecando-os, rachando-os e proporcionando vazamento do gás no marcador.
É amanha galera! Quarta feira, dia 16/05/2012 das 19 às 23h.
Esse catadão promete muitas emoções e diversões. Nunca
joguei no escuro, muito menos com luz negra como iluminação. Chuva não é motivo
para não jogar, pois o campo é coberto. Fiquem ligados, pois a temática desse
jogo promete e muito. Vou me sentir no filme Alien vs Predator! Pena que não
tenho visão noturna...
Valor: R$30,00 por 4 horas de jogo.
Jogador com equipamento ou sem, paga o mesmo preço. Quem
tiver bolinha é só levar. Quem não tiver a recarga é feita por fora.
Final do jogo com prato de aperitivo para descontrair e
rolar aquela confraternização dos amigos.
OBS: Não esqueçam do BARELL SOX/PLUG!
CAMPO
de PAINTBALL THE BROTHERS
Miguel
Angelo 276 - Maria da Graça RJ Rio de Janeiro
Quem tiver interesse
em praticar o esporte, conhecer mais sobre, e tiver FACEBOOK, é só pedir para
entrar nesse grupo, que será bem vindo e muito bem recepcionado por todos os
jogadores do RJ.
Nesse vídeo eu decidi
falar sobre algumas regras básicas do jogo de paintball, regras estas que se
forem seguidas pelos jogadores, irá melhorar em muito o nível, a qualidade e
acima de tudo a diversão dos jogadores.
Eu enumerei as 6
regras que eu particularmente sigo quando jogador e fui orientado a cobrar quando
árbitro de campeonatos de paintball, referente a postura dos jogadores.
Primeira regra:
Respeitar as normas de
segurança. O paintball como todo esporte possui seus momentos de risco, riscos
estes que são quase nulos se o jogador respeitar as normas de segurança, como
usar equipamento de proteção, nunca remover a máscara durante uma partida, usar
barel sox nas dependências do campo, não apontar ou atirar com o marcador em
direção a pessoas desprotegidas, que não estejam no jogo ou que estejam no
jogo, porém em momento de intervalo entre as partidas e etc.
Segunda regra:
Fairplay. É o simples
ato do jogador jogar limpo, acusar quando tomar um tiro e se retirar da
partida, respeitar o adversário, evitar overshot ou “bônus Ball” ou seja,
evitar dar tiros acima do necessário para eliminar o oponente, minimizando
assim a possibilidade de se haver algum mal entendido durante a partida.
Terceira regra:
Bolinha estourada.
Estourou bolinha no jogador, ele está fora. Estourou bolinha no marcador, o
jogador também está fora.
Quarta regra:
Paint check. Quando
houver dúvidas se a bolinha estourou ou não durante uma partida, o jogador pode
pedir o paint check, que consiste no ato do fiscal ou árbitro da prova
verificar se o oponente foi acertado, ou se o próprio jogador foi acertado em
algum local de difícil constatação, como nas costas ou no colete por exemplo.
Pode ser feito por outro jogador, basta perguntar se acertou ou não. Vai
depender do FAIRPLAY de cada um. Em competições oficiais só é valido o
paintcheck por árbitros e fiscais de prova.
Quinta regra:
Bola que não estourou.
Vai depender do acordado durante as partidas. Tem bolinhas que não estouram fácil
ou que batem em local que amortecem o impacto. Nesses casos se foi acordado que
o jogador saia da partida, o mesmo terá que obedecer isso. Caso não seja
acordado nada, a regra é que bolinha não estourada o jogador continua na
partida. Se o jogador acusar que foi atingido e a bolinha não estourou, ele
está fora. Paint check existe pra tirar essa dúvida..rs
Sexta regra:
Splash. Consiste no
respingo de tinta que atinge o jogador durante uma trocação de tiro, ou até
mesmo por esbarrar em alguma bolinha estourada. Na hora da verificação será
levado em consideração se a bola pegou em cheio, a quantidade de tinta no local
indicado, se há casca de bolinha junto com a tinta. Estes são fatores para
diferenciar o splash de um tiro certeiro.
Nesse vídeo foi feito
um firetest do marcador GOG G1 no campo do Linha Amarela no Rio de Janeiro.
Esse marcador bate de frente com os marcadores da modalidade speed, como podem
perceber no vídeo.
Infelizmente
o gás do cilindro acabou antes de conseguirmos fazer o teste completo, mas com
esse pouquinho já deu pra perceber o quanto o marcador cospe bolinha. Eu que
não quero ficar na frente de uma rajada dessas..rs
Vale frisar que os
equipamentos apresentados nesse vídeo NÃO SÃO ARMAS DE FOGOe sim marcadores de
paintball, cujo uso é restrito apenas para a prática esportiva.
Mais um vídeo de
treinamento do time ARMADA ACTION SPORTS o qual eu faço parte. Nesse vídeo,
como no outro, não estamos usando MASCARA nem BARELL SOX, pois se tratava
apenas de instrução e parte técnica. Logo a utilização da máscara iria
atrapalhar na absorção de informações. Notem que os operadores estavam sem
cilindro e sem bolinhas também, mantendo assim a segurança de todos que estavam
presentes durante a instrução.
Vale frisar que os
equipamentos apresentados nesse vídeo NÃO SÃO ARMAS DE FOGOe sim marcadores de
paintball, cujo uso é restrito apenas para a prática esportiva.
Nesse treinamento foi
abordado as seguintes técnicas:
Nesse vídeo foi feito
um breve teste de tiro e precisão com o marcador BT MT7. O marcador estava com o
kit original de fábrica, ou seja o cano e as peças internas sem nenhuma
alteração.
O marcador se mostrou
excepcional, com excelente desempenho, precisão absurda com o cano original além
de ser um marcador bastante silencioso.
O cano que foi
acertado na filmagem estava na distância de 15 a 20 metros.
Rajada de 15 bolinhas
por segundo (15 BPS = Balls per seccond)
Vale frisar que os
equipamentos apresentados nesse vídeo NÃO SÃO ARMAS DE FOGOe sim marcadores de
paintball, cujo uso é restrito apenas para a prática esportiva.
Nesse vídeo apresentamos
algumas técnicas de CQB e posicionamento de operador de paintball com o time
ARMADA ACTION SPORTS. Como era treinamento de posicionamento e progressão, não
se fez necessário o uso da MÁSCARA e do BARREL SOX, uma vez que os marcadores
estavam sem bolinhas.
Vale frisar que os
equipamentos apresentados nesse vídeo NÃO SÃO ARMAS DE FOGOe sim marcadores de
paintball, cujo uso é restrito apenas para a prática esportiva.
No treino foi abordado
os seguintes tópicos:
1-Conceito de CQB
-Tipos de progressão
-Progressão lenta
-Progressão rápida
-Progressão com cobertura
-Montagem de fila operacional
-Fatiamento
Essa instrução foi realizada nas dependências
do campo AR Paintball. Após a instrução houve jogo com presença de times
convidados.
Nesse vídeo eu tento
demonstrar o funcionamento do marcador (pistola) marca RAM modelo X50 (RAM
x50). O vídeo está bem detalhado quanto ao funcionamento, fiz com bastante
calma frisando sempre que NÃO SE TRATA DE ARMA DE FOGO e sim marcador de
paintball.
Me perguntaram sobre a
precisão do marcador. é meio complicado dizer com propriedade pois vai depender
da qualidade da bolinha .43. Eu fiz o teste com a Ramx50 com bolinhas de tinta,
e ela não foi muito precisa. A bolinha tende a fazer a parábola de queda no
espaço de uns 5 a 7 metros. Então para acertar um alvo a uns 10 mt, teria que
compensar isso na mira, elevando-a. Já no espaço de 5 a 7 metros com bolinha de
talco, ela se saiu muito precisa. A 10 metros por conta do gás CO2 começam a
ter variantes. Mas as variantes não são tão grandes quanto as da bolinha de
tinta.
Sobre consumo de gás,
a RAM X50, possui um pouco de vazamento assim que se coloca o gás, mas após
alguns disparos ela funciona normal. Esse vazamento não acontece com as
Kingmans.
Com a RAM X50
conseguimos uma média de, no mínimo, 40 disparos.
Vale frisar que os
equipamentos apresentados nesse vídeo NÃO SÃO ARMAS DE FOGOe sim marcadores de
paintball, cujo uso é restrito apenas para a prática esportiva.
Nesse vídeo eu
apresento uma solução para quem tem problemas na hora de efetuar a troca de
programação do marcador. Então fiquem ligados no vídeo. Não esqueçam de votar
em gostei nos vídeos para ajudar a divulgar o canal e esse blog principalmente.
A AlfaBlack/Bravo one
é um excelente marcador tanto para iniciantes quanto para jogadores mais experientes.
Eu nunca tive problemas com esse marcador. Ele possui um excelente custo
benefício. Porém se difere das tippmans A5 e da top da tippman que é a X7 em
suas peças internas e por não possuir muita customização, a não ser acréscimo de
trilhos e modificação de cano e stock.
Uma dúvida muito freqüente
que as pessoas costumam ter é qual a diferença entre o marcador Tippmann
AlfaBlack e o marcador Tippmann Bravo one. Bom a resposta é simples, a
diferença é apenas o nome. São o mesmo marcador, mesma parte interna, mesmo
sistema. Agora dentro da questão das diferenças, vai depender do kit de
marcador que o jogador vier a comprar. A tippmann vende o marcador pneumático,
ou seja que não dá rajadas e o marcador com o sistema eletrônico chamado
E-grip. Esse sistema consiste em uma placa com algumas programações de tiro,
sendo o single = 1 bolinha apenas, o triplo que consiste em 3 bolinhas por
segundo, a programação para 12 bolinhas por segundo e a programação para 15
bolinhas por segundo.
Vale frisar que os
equipamentos apresentados nesse vídeo NÃO SÃO ARMAS DE FOGOe sim marcadores de
paintball, cujo uso é restrito apenas para a prática esportiva.
A utilização de
máscaras de paintball com cooler homemade surgiu de uma necessidade que eu
particularmente tinha, uma vez que em todo jogo eu sofria com as lentes da
máscara embaçando, principalmente as lentes dos meus óculos devido a
transpiração na região da face.
Deve-se frisar que a
instalação dos coolers deve ser feita por profissional de eletrônica, uma vez
que a soldagem errada dos terminais de ligação do cooler pode ocasionar em
curto na bateria de 9v. Fazendo com que você perca a mesma. A ligação por si só
não é complexa. Mas eu particularmente após perder 3 baterias recarregáveis,
optei por pagar um profissional para fazer as ligações para mim.
Material necessário:
1 Clip de bateria 9v
R$1,50
1 Botão on/off tipo de
ventilador R$3,00
40 cm de fio preto, 40
cm de fio vermelho
Fita isolante
2 Coolers Fan DC de 20
mn. R$20,00 cada
1 ferro de solda
Solda para ferro de
solda
1 Eletricista para
fazer as ligações.
Eu tive excelente
resultado nos jogos após a instalação dos coolers. Se você usar mascara com
lente simples, precisará utilizar o cooler ligado com mais freqüência. Quando
eu utilizo mascara com lente simples, em 3 horas de jogo eu costumo gastar 2 a
3 baterias recarregáveis, pois como eu disse, o que me atrapalha mais é o fato
do meu óculos de grau embaçar bastante. Já quando eu utilizo a mascara com
lente thermal e esse sistema de coolers, Ligo os coolers por no máximo 5
segundos e já consigo desembaçar meu óculos e a lente da máscara, caso ela
esteja embaçada. O que não ocorre com muita freqüência.
Os coolers foram comprados neste site: http://www.casadocooler.com.br/