segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BT- Tm7




Nesse vídeo mostrei algumas particularidades do marcador da BT chamado TM-7. Marcador pequeno de peso agradavel, precisão boa e funcionamento apenas por HPA a TM-7 é um ótimo marcador para cenário, RA e até mesmo para SPEED devido a sua cadência de 20 BPS (bolas por segundo) Este marcador tem o mesmo esquema de funcionamento da BT TM15, diferenciando-se apenas pelo design e tamanho do marcador.

Apontei algumas particularidades deste marcador que me fazem preferir os marcadores da Tippmann, embora este marcador seja atualmente o mais indicado para cenário e Real action. 

As particularidades que me fazem preferir os marcadores da tippman são:
1- CUSTOMIZAÇÃO - A tm-7 não é um marcador customizavel, ou seja o máximo que se poderá utilizar neste marcador são acessórios como Red Dot, scoope, laser, flash light. Não tem a possibilidade de se montar uma AK47 ou uma M16, embora possa-se modificar o cano.
2- GATILHO - Eu não gostei do gatilho por se tratar de um gatilho mole e sem resistência na hora do disparo, o que o difere em muito das Tippmanns, RAP4, RAM e etc.
3- TAMANHO- Embora seja proposital o marcador ser de tamanho menor, eu particularmente não gosto de marcadores pequenos, embora os mesmos sejam ótimos para ambientes como CQB.
4- CUSTO X BENEFICIO- Os marcadores TM-7 e TM15 da BT só funcionam com HPA, logo você antes de se aventurar a comprar este marcdor deve ter noção desse detalhe, uma vez que nem todos os campos oferecem HPA como propelente, apenas o CO2. Após esta noticia, deve-se saber também que o marcador NECESSITA para seu ideal funcionamento de um LOADER ELETRÔNICO ou sistema de alimentação de bolinhas eletrônico. Sem isso o marcador não irá funcionar adequadamente.

Portanto um loader eletrônico, estilo ROTOR, está na faixa de 350,00 a 450,00 reais o que ja encarece o custo de funcionamento do marcador. A BT lançou um acessório chamado RIp-Clip que é nada mais do que um sistema eletrônico de alimentação de bolinhas no marcador, que está na faixa de preço de R$ 350,00 a 400 reais. E o cilindro de HPA que é em média 2x mais caro que o de CO2, já da para ter uma idéia do custo inicial para o jogador.

Tirando esses fatores que apresentei, é um excelente marcador e posso dizer que é TOP DE LINHA. Quem tiver condições de pegar tanto a TM7 quanto a TM15, não irá se arrepender, porém conheço pessoas que compraram e venderam em seguida por não conseguirem dinheiro para comprar o sistema eletrônico de  alimentação e o cilindro de HPA.

2 comentários:

  1. A TM7/15 é (são) marcadores praticamente revolucionários em conceito, e renovação.
    Eles tiraram a BT, irmã (literalmente) da Tippmann de um ostracismo tecnológico de décadas fabricando os mesmos derivados mecânicos de projetos antiquados e úteis para campos comerciais na maioria dos casos.

    A parceria da BT com a Invert foi um grande sucesso e preencheu a lacuna deixada pela smart parts e suas SP8 e SP1, primeiros marcadores spool valve totalmente eletrônicos utilizando carenagens para caracterização milsim.

    As GOG nunca "surgiram" de verdade no mercado, e portanto até o lançamento recente da DYE (DAM), as TMs reinaram absolutas em tecnologia e qualidade de tiro no mercado milsim.

    Esses marcadores são variantes MUITO próximas de um marcador eletrônico de baixo custo da Invert; as MINI: http://cdn-www.pbreview.com/productpics/?action=view&photo=18421&product=4913

    Infelizmente, as variações de tamanho (alguns milimetros maiores que nas mini: http://www.pbnation.com/showthread.php?t=2839408 ) renderam muitos problemas nas primeiras gerações, sanados nas gerações seguintes SEM alterações de modelo.

    Ainda assim, são os marcadores eletrônicos de competição com cara de milsim. Mais bem sucedidos até hoje, mercadologicamente.

    A questão do tamanho e peso são vantagens absolutas a não ser que o usuário faça questão da similaridade (inclusive em peso) a armamentos reais, deixando de lado a questão da portabilidade e fadiga.
    Movimentar, recarregar e mirar com um marcador menor e mais leve torna-se uma vantagem durante uma partida, e nunca uma desvantagem. Até mesmo o gatilho, mais leve, permite estado de prontidão sem fadiga, e o modo semi-auto e burst (já comuns e conhecidos) tornam-se desnecessários na solução dada eletronicamente e erroneamente confundida com um "full auto" uma vez que assimila-se muito mais ao modo "ramp" de marcadores competitivos onde a partir da 2a ou 3a puxada, o sistema entra em full auto até que o gatilho seja solto por mais de 1 ou 2 segundos (geralmente todas essas temporizações são ajustáveis).

    É portanto um marcador MUITO interessante para quem se interessa apenas por milsim, e no caso da TM7, pode se dar ao luxo de ousar e até mesmo pisar num campo de airball desde que remova stock e adereços desnecessários e acople um cilindro de HPA e loader Eletrônico.

    Um detalhe: O sistema otico de checagem de bolas, (chamado "eyes") evita não apenas o "tiro seco" caso o marcador não esteja alimentado de bolinha na junção do cano/frame/bolt, mas também funciona como "anti chopping" no cado de uso de loaders mais lentos ou gravitacionais, não permitindo muitas vezes que a bolinha "a caminho" da câmara seja "guilhotinada" por um bolt atirando sem a "certeza" de uma bola na posição correta.

    ResponderExcluir
  2. bom dia tenho uma tm 7 gostaria de saber qual cano serve nela.

    ResponderExcluir