domingo, 24 de junho de 2012

RAM X50 - Solução para vazamento de gás


Embora os marcadores da RAM (real action marker) e os da RAP4 sejam os marcadores mais comentados do momento pelos praticantes de paintball modalidade cenário e Real Action, muitos jogadores estão se deparando com alguns problemas básicos os quais as empresas ainda não apresentaram soluções abertas para os proprietários dos equipamentos. 

Os problemas dessa nova linha de marcadores consiste no vazamento de gás, vazamento este que presenciei em meu marcador modelo RAM X50, conforme foi salientado neste vídeo.

Após uma série de testes e dores de cabeça tentando solucionar o problema de vazamento deste marcador em específico, me deparei com a seguinte realidade, uma grande quantidade de jogadores se queixando de diversos problemas cuja base é o vazamento de gás nos marcadores da RAM e da RAP4. Orings, vazamento, inconsistência no disparo, dificuldade de cronagem,  desperdício de propelente e etc.

No meu caso em menos de 20 disparos o marcador RAM X50 começou a apresentar vazamento a partir da troca do primeiro cilindro, o qual foi notório o barulho do escapamento do gás. Na troca pelo terceiro cilindro o barulho não só persistiu como aumentou em muito, demonstrando a quantidade de gás que estava sendo disperdissado. 

Ainda tentando solucionar o problema após a troca do quarto cilindro, o vazamento era tanto que o gás durou apenas 3 minutos dentro do marcador. Razão esta que me deixou muito desapontado com a qualidade do produto, uma vez que sequer cheguei a usar o marcador em campo.

Ao chegar em casa e após muito tempo de pesquisa, consegui resolver o problema utilizando dois métodos muito simples, os quais expliquei no vídeo acima. Se o vazamento persistir após a utilização do método descrito no vídeo, aconselho a fazer a verificação das condições dos O-RINGS e da lubrificação do marcador.

Eu utilizei como tutorial o seguinte vídeo:
A disposição de algumas peças da RAM x50 são diferentes da RAP4 p226, porém o princípio de montagem e desmontagem deste marcador é o mesmo.

Espero que este post sirva para você que está tendo dificuldades com este marcador e espero, também, que a RAM e a RAP4 já estejam trabalhando na melhoria de seus produtos quanto a questão dos vazamentos, pois sem dúvida são duas marcas excelentes e que aproximam o jogador da realidade bélica e elevam o nível do jogo de paintball para que é adepto de MILSIM.

ATENÇÃO: Os produtos e equipamentos apresentados neste canal não são armas de fogo, muito menos fazem apologia a qualquer atividade ilícita. São MARCADORES de PAINTBALL e equipamentos destinados a fins esportivos. 
Por Luiz Vicunha

4 comentários:

  1. Cara Comprei uma Ram x50 e tinha esse mesmo vazamento, porém no meu caso era um oring zuado foi trocado e deu certo ta zeradinha, caso não seja nenhum oring tenta trocar o sistema de gas dele em vez de usar as ampolinhas de 12g instala aquele sistema de recarga além de ser mais economico não fica nenhuma folga (no caso da ampola de ter q colocar um calso) eu coloquei achei bem melhor
    Fica a dica ai falow

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de Estar adquirindo um RamX50, voce podem me indicar o procedimento e onde encontro para compra?? aguardo ctt, att

    ResponderExcluir
  3. vou deixar meu e-mail: elodirfedrigo@gmail.com

    ResponderExcluir