segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mascara Thermal - cuidados com a lente


Nesse vídeo demonstrei a diferença da lente normal das mascaras de paintball para a lente Thermal, frizando os cuidados que se deve ter com esse tipo de lente para que não venha estragar com facilidade, além dos cuidados com as máscaras também.
Vale apena dar uma conferida pois problemas 90% das reclamações dos jogadores de paintball são referente as máscaras que não se adequam perfeitamente ao rosto, ou que imbassam com facilidade.

Segue aqui algumas dicas para que a mascara não imbasse com facilidade:
1- Use um ANTIFOG de qualidade,
2- Não a deixe sobre a cabeça, pois a humidade e o suor que ficam nos cabelos passam para parte interna da lente da mascara,
3- Evite jogar com tempo chuvoso ou com alta humidade.


4 comentários:

  1. Primeiramente parabens pelos videos. São muito bons e valiosos. Luiz este comentario não tem nada haver com o lance da mascara mas foi a unica forma que conseguie me comunicar contigo velho. Bem tenho uma serie de duvidas, uma delas é sobre os marcadores. Tou muito afim de compra 1 entre dois modelos, Tippmann A5 ou a BT-4. Cara queria saber se da pra comprar equipamento pelos sites de outros paises? Como o Amazon.com e outra coisa, você uma vez mencionou por alto que daria pra colocar peças de armas de Airsoft em marcadores de paintball, da mesmo pra fazer isso? Valeu irmão aguardo resposta. meu email de contato é duval_waldsney@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho mais uma pergunta. To muito afim de comprar um modelo de mascara que vie e que gostei bastante, é um modelo simples, sendo uma VForce, a viseira é removivel. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre ela, se ela me serveria tanto no Speed Ball, Real Action e Cenario, e também se daria ate pra colocar um oculos tatico no lugar da lente dela. Valeu aê!

    Att: duval_waldsney@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amigo, há alguns complementos às informações passadas e correções fundamentais.

    Em primeiro lugar em tese a máscara deve suportar 70% mais do limite máximo permitido em torneios oficiais, que é 300fps. Isso dá aproximadamente 510FPS.
    Por regulamentação (me falha agora se européia ou americana) só pode haver 40% de utilização o resto e margem de segurança. Em tese portanto, um marcador acima de 420fps está sendo usado com risco inclusive de morte, e portanto quem estiver portando o mesmo pode sofrer até mesmo penalidade criminal.

    Além disso, a lente precisa suportar 20 tiros no mesmo ponto dentro dos limites máximos estabelecidos nos torneios internacionais.
    Para tal foi definido o limite da PSP de 12,5 BPS pois leva-se em consideração que em uma jogada de proximidade, acidentalmente um jogador pode ficar CERCA de 1,5 segundos atirando exatamente no mesmo ponto, levando-se em consideração estatística inclusive a variação da bolinha e até mesmo o tiro de OUTRO marcador naquele ponto;

    Ou seja. O limite esportivo de 12,5 BPS é na verdade um fundamento de SEGURANÇA; Deve-se propagar essa informação ao máximo nos jogos recreativos onde muitos praticantes elevam seus marcadores a 15, 17, 20 ou até MAIS (de forma inconsequente) pela desinformação ou tentativa de tomar vantagem.

    Tais atos devem ser BANIDOS do paintball em QUALQUER SITUAÇÃO, QUALQUER TIPO DE JOGO E MODALIDADE. Sempre à base de informação prévia e penalização exemplar durante E após as partidas.

    Em relação aos cuidados com a máscara/lente:
    Retirada a lente, todas as máscaras podem ser lavadas naturalmente com sabão neutro e secadas à sombra.
    Entretanto com a LENTE deve-se evitar qualquer componente químico em sua limpeza, mesmo anti-fogs e detergente neutro.
    Muitos fabricantes adicionam um tratamento químico final nas lentes justamente para evitar o embaçamento mesmo em umidade relativa alta (lembrando que apenas a umidade não causa o embaçamento, mas fatores como a sudorese e temperatura ambiente e da pessoa e principalmente a umidade RELATIVA do ar).
    A melhor maneira de proteger e aumentar a vida útil de uma lente é tirar o excesso de tinta com pepel ou pano seco ou umedecido, e limpa-la com papel higiênico ou pano umedecido por água pura, com uma "3a mão" para retirar a oleosidade da tinta.
    Evitar excesso de tinta, água e principalmente suor na junção da lente termal, evita que a lente interior descole da exterior e com isso gere embaçamento pela entrada de ar ambiente nessa "bolha".

    A "colagem" não costuma ser muito eficaz e deve ser feita com produtos completamente atóxicos lembrando que com o suor e variação de temperatura, todo produto químico no entorno da lente vai escorrer e se misturar, podendo entrar em contato com a córnea ou conjuntivas, gerando irritação ou alergia em alguns indivíduos.

    O ideal é a TROCA da lente.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito obrigado por partilhar essas informações.
    Vou inclusive copiar e colar na integra na página do Facebook pois acredito ser demasiadamente útil a todos que vierem a ler!
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir