quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O que é REAL ACTION


Fala moçada, atendendo a pedidos de MUITOS jogadores interessados nessa modalidade, resolvi fazer um vídeo explicando um pouco sobre o REAL ACTION, modalidade que atualmente faço parte, me identifiquei e sempre que possível irei estar trazendo novidades sobre a mesma.

Muitos estão acostumados a jogar um PAINTBALL de forma simples, ou seja, no estilo morreu ta fora do jogo, ganha o time que pegar a bandeira no territorio inimigo e trouxer para a sua base ou simplesmente o chamado DEATH MATCH ou seja, o nosso famoso MATA-MATA.
 
O REAL ACTION mostra que o paintball pode ser muito mais do que isso, trazendo para dentro de campo missões e situações que simulam a realidade de confrontos dentro do ambiente de guerra. Utilização de Dinheiro Falso para pagar MERCENÁRIOS, uso de fóruns como QUARTÉIS GENERAIS para se discutir estratégias antes do jogo, traçar o perfil de possiveis jogadores do exercito oposto, discutir as melhores formas de se cumprir as missões, as especialidades de cada jogador do squad. Em alguns eventos são utilizados ESPIÕES para tentar capturar algumas informações durante o jogo e repassar para o exercito inimigo, além da possibilidade do jogador ser atingido em ZONA NÃO LETAL ou seja, braços e pernas, e o mesmo poder ser curado pela figura do MÉDICO, e poder retornar para o jogo sem perder a vida.

Em uma analogia simples com outros jogos, podemos dizer que o REAL ACTION é como um jogo de Xadrez, não importa se você perdeu todas as peças do tabuleiro, desde que você consiga derrubar o Rei (cumprir a missão). Ja outras modalidades de paintball podemos associar como um jogo de Damas, onde vence o que tiver o maior numero de pedras restantes no tabuleiro.

No vídeo eu falo um pouco sobre regras, especialidades e como funciona a organização do REAL ACTION no Rio de Janeiro.  Existe um documento chamado COMPÊNDIO NACIONAL DE REAL ACTION que é nada mais nada menos do que um manual de como se praticar a modalidade.
Vou citar algumas perguntas frequentes sobre essa modalidade que para uns parecem besteira, para outros faz a MAIOR DIFERENÇA, garantindo o sucesso do esporte.

1- ECA!! Cadê a competição? 
R: No real action NÃO HÁ VENCEDOR OU PERDEDOR, existe missão cumprida! Existem exércitos e as subdivisões que são os SQUADs. Cada SQUAD é representado por um time. Não existe time A melhor do que time B, sinceramente a gente está pouco se F.. pra isso, queremos jogar, nos divertir e acima de tudo recriar um ambiente fictício de guerra, simulando missões e trazendo um pouco da Realidade para dentro do campo.

2- Se é real action, porquê não têm tiro cego? Vocês não estão imitando a realidade??
R: Não aceitamos tiro cego simplesmente pelo fato do mesmo ter um grande potencial para acidentes, e como toda modalidade o REAL ACTION preza pela SEGURANÇA em primeiro lugar. Se no speed vale, é outra regra, outro tipo de jogo.

3- Que realidade é essa?
R: Todas pessoas em algum momento da vida já sonharam em ser um soldado. No paintball nós podemos realizar essa fantasia, podemos atirar nos amigos e saber que após o término da partida todos estarão bem, felizes e acima de tudo satisfeitos com o jogo. Esse é um ambiente saudável de diversão do Paintball em geral.

No Real Action não é diferente disso, porém os jogos tendem a ser um pouco mais técnicos, não há constante trocação de tiro devido ao limite de munição que se tem na modalidade. Utilizamos 180 bolinhas em 4 horas de jogo.A movimentação é mais tática, os terrenos de jogo são bem maiores, o treinamento é constante para que haja comunicação e entrosamento da equipe.
Em um combate real o soldado esta a mercê da vegetação, condição climática, escacez de munição, emboscadas e etc. Esse é o ambiente que o Real Action tenta recriar.

4- Porquê apenas 180 bolinhas?
R: Na regra utiliza-se 180 bolinhas tentando recriar a quantidade de munição que um soldado poderia estar carregando em uma guerra. 180 dividido por 6 = 30 bolinhas em cada tube. 30 é uma média referente a quantidade de balas que teriam dentro do carregador/magazine de uma Metralhadora.

5- Como faço para participar?
R: Os eventos de Real Action no Estado do Rio de Janeiro são feitos pelos próprios times de REAL ACTION em conjunto com o LABORATÓRIO REAL ACTION. 
Nos eventos apoiados pelo LABORATÓRIO REAL ACTION só pode participar jogador que tenha feito oficina de real action, para conhecer melhor o compêndio nacional de real action estando assim apto a participar dos eventos.
Eventos sem apoio do LABORATORIO REAL ACTION ficam sujeitos ao que manda a organização do evento.

6- O que é melhor REAL ACTION, CENARIO OU SPEED?
Não existe modalidade melhor ou pior no paintball, o que existe é a satisfação do jogador pela modalidade. Entrar em uma discussão sobre o que é melhor e o que é pior é a mesma coisa que querer discutir quem tem o pinto maior! Não vai levar a lugar algum, nem vai fazer diferença nenhuma na vida dos outros, ou para o esporte. Vai apenas mexer com o ego de quem questiona esse tipo de coisa.

Vale ressaltar que todo esporte é regrado, portanto não adianta o jogador querer questionar as regras de uma modalidade. Se elas existem é devido a algum motivo. Não é a modalidade que tem que se adequar ao jogador A ou B, é o jogador que tem que se adequar a modalidade. 

Espero ter tirado algumas dúvidas sobre o REAL ACTION.
Grande abraço, 

Luiz Vicunha.

6 comentários:

  1. Grande Luiz Vicunha, parabéns pelo excelente trabalho o qual vens desenvolvendo junto aos demais jogadores desse esporte, pois graças aos reviews muitas outros assim como eu tenho recebido um grande conhecimento, pois muitas vezes vc foi criticado etc... mas não liga meu amigo essas pessoas não chegam aos seus pés, todo o conhecimento que tens nos passado certamente jamais sera esquecidos e tenha certeza de uma coisa isso tudo jamais será em vão, pois o Paintball brasileiro deve muito a vc, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Tilson, muito obrigado!
    Eu fico muito feliz em saber que através do blog tenho ajudado a formar grandes jogadores, que praticam com responsabilidade e elevam o nivel do esporte no Brasil. Minha preocupação não é com o jogador experiente, pois o mesmo certamente saberá MUITO mais do que eu. Eu quero é facilitar o acesso a informações a jogadores novos, que são carentes de informações o que abre portas para a pratica do esporte de forma ERRADA.
    Grande abraço meu amigo!
    Fique de olho no blog que em breve terá grandes novidades!!

    ResponderExcluir
  3. Buen post compañero, a ver si dentro de poco haceis un blog de Láser Tag outdoor, que son las armas del futuro.

    ResponderExcluir
  4. Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz isto dah sono!

    ResponderExcluir
  5. Posso usar bolinhas de talco 0.43 em pistola de paintball ???

    ResponderExcluir